Caravana da Cidadania Cultural

Comitiva do MinC vai a Currais Novos, no Sertão do Seridó, apresentar as ações do ministério
Ministro Juca Ferreira e secretários do MinC iniciam visita às cidades brasileiras, de pequeno e médio porte, para difundir as ações do  Ministério da Cultura e mobilizar a população

O ministro da Cultura, Juca ferreira, lançou no dia 27 de agosto, na cidade de Currais Novos (RN), na região do Sertão do Seridó, a Caravana da Cidadania Cultural, ação que se insere no âmbito dos programas Mais Cultura e Cultura Viva e tem o objetivo de apurar as demandas culturais da população de pequenos e médios municípios brasileiros, além de fazer uma apresentação dos principais programas do ministério.

Inicialmente destinada a 18 municípios, selecionados pela força da cultura local, a Caravana irá percorrer 16 estados  no período de oito meses. É composta por secretários e assessores técnicos do Ministério da Cultura, que realizam debates com a população e oficinas de trabalho com gestores e produtores culturais, nas localidades visitadas.

Inspirada na poesia do poeta espanhol Antônio Machado, “Caminante, no hay camino; el camino se hace al caminar”, de que a caminhada se faz ao caminhar, a Caravana deixa um rastro de alegria e efervescência cultural por onde passa, com a realização de muitos shows e espetáculos de artistas locais.

Em seu discurso, o ministro destacou a importância do diálogo direto com artistas e produtores culturais das diferentes regiões do país, afirmando que “de Brasília muitas vezes não temos a exata dimensão da riqueza da cultura brasileira. É preciso viajar, entrar em contato com as demandas culturais, com as queixas dos agentes locais e ver o que podemos fazer para melhorar”.

Segundo o ministro, a Caravana tem também a importante missão de prestigiar a arte popular brasileira e estimular os artistas locais através da presença do governo federal em suas cidades, debatendo com eles temas relacionados à cultura .

As visitas dos dirigentes do MinC aos municípios brasileiros é parte de um grande esforço que o ministério vem fazendo para democratizar as políticas públicas na área, junto com outras ações estruturais, como a reformulação da Lei Rouanet. “Quando chegamos no Ministério da Cultura,  80% dos recursos da Pasta ficavam com apenas duas cidades brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo. Estamos modificando toda a legislação que rege a cultura no Brasil para valorizar a diversidade cultural, que é o nosso maior patrimônio”, destacou o ministro.

O ministro Juca Ferreira propôs aos produtores culturais da região que se organizem em um consórcio de municípios para serem atendidos em conjunto pelos  serviços e financiamentos do ministério. Ele sugeriu, também, a articulação das lideranças locais com parlamentares para a proposição de emendas ao orçamento do Governo Federal, com investimentos em Cultura.

Fonte e matéria completa: http://www.cultura.gov.br/site/2009/08/28/caravana-da-cidadania-cultural-2/

Anúncios

Sobre Alê Almeida

Alessandra Felix de Almeida
Esse post foi publicado em Economia Criativa e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s