Farinha pouca, meu pirão primeiro. Sem problemas, é assim mesmo.

Grupo de Análise Social

1.     Como passar do debate para a participação política efetiva?

Participação efetiva e/ou posicionamento político devem estar alicerçados na educação, tendo como parceiros os meios de comunicação de massa e apoiados por movimentos e/ou grupos sociais.

A conscientização política através do ensino tradicional, por meio do desenvolvimento do raciocínio lógico, de técnicas de discussão/argumentação, etc, transmitido pelos meios de comunicação e distribuída por focos específicos a partir de movimentos e/ou grupos sociais, pode gerar à médio prazo uma efetiva participação política, sejam elas públicas ou pessoais.

 2.     O que faz com que as pessoas tenham diferentes posições políticas?

Os referenciais culturais, religiosos, ambientais e sociais. Cada qual ou cada grupo tem necessidades específicas e tais necessidades demandam determinadas posições políticas, ou seja, buscamos aquilo que precisamos de acordo com nossos históricos, princípios e valores[1].

 


[1] Como qualquer outra ação, a ação social pode ser determinada de qualquer das quatro maneiras seguintes: Primeira: Pode ser classificada racional em relação a fins. Neste caso a classificação se baseia na expectativa de que objetos em condição exterior ou outros indivíduos humanos comportar-se-ão de uma dada maneira e pelo uso de tais expectativas como “condições” ou “meios” para atingir com sucesso fins racionalmente escolhidos pelo indivíduo. Em tal caso, será denominada ação em relação a fins. Segunda: A ação social pode ser determinada pela crença consciente no valor absoluto da ação como tal, independente de quaisquer motivos posteriores e medida por algum padrão tal como ética, estética ou religião. Em tal caso de orientação racional para um valor absoluto será denominada ação em relação a valores. Terceira: A ação social pode ser determinada pela afetividade, especialmente de modo emocional, como resultado de uma configuração especial de sentimentos e emoções por parte do indivíduo. Quarta: A ação social pode ser determinada tradicionalmente, tornando-se costume devido a uma longa prática. WEBER, Max. Conceitos Básicos de Sociologia. Editora Moraes Ltda., 1987, p.41.

Anúncios

Sobre Alê Almeida

Alessandra Felix de Almeida
Esse post foi publicado em Pois é. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s