Guia das Sedes – São Paulo

O PROJETO
O estádio Cícero Pompeu de Toledo, também conhecido como Morumbi, foi o escolhido para sediar os jogos da cidade de São Paulo durante a Copa do Mundo de 2014. O projeto inicial apresentado pelo time do São Paulo Futebol Clube, dono do estádio, teve de ser refeito por apresentar problemas.

Do ponto de vista estético, a mudança mais significativa será a cobertura. Na parte interna do estádio, as principais intervenções serão a construção de uma ampla área VIP e de um grande setor de imprensa, itens que desagradaram a FIFA no projeto inicial. Assim, o setor de imprensa será transferido para um setor mais alto, facilitando a visibilidade, e o setor VIP usará uma área do clube social do São Paulo.

O custo da obra, bancado pelo próprio clube, está orçado em aproximadamente R$ 136 milhões e a entrega está prevista para dezembro de 2012. O estádio abrigará 62.882 torcedores. O principal objetivo do comitê responsável pela candidatura da cidade é receber o jogo de abertura da Copa de 2014, o que vem causando bastante polêmica.

Os jogos da Copa do Mundo de 1950 na cidade de São Paulo foram disputados no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. O Morumbi foi inaugurado em 1960.
O FUTEBOL
Além de ser a maior cidade brasileira e uma potência econômica, São Paulo também é uma potência no futebol. Para se ter uma ideia, somente o “trio de ferro” – como são chamados os três grandes times da cidade, Corinthians, Palmeiras e São Paulo – é detentor de 14 títulos do Campeonato Brasileiro, de 37 disputados.

 Quando se fala em número de torcedores, os times de São Paulo também têm grande parcela em todo o País: das quatro maiores torcidas, três são dos times paulistanos.

 São Paulo exerce grande influência na história do futebol brasileiro. Em 1894, o paulistano Charles Miller, voltando dos estudos na Inglaterra, trouxe em sua bagagem duas bolas, uma chuteira, um livro de regras e uma bomba para encher as bolas. Foi a partir daí que começou o futebol no Brasil. Um ano depois, em abril de 1895, ocorreu o primeiro jogo de futebol da história do País, que posteriormente seria chamado de “O país do futebol” ou “Pátria de chuteiras”, o jogo foi disputado entre o time dos funcionários da companhia de gás e os funcionários da companhia ferroviária São Paulo Railway, jogo que acabou vencido pelo time da SP Railway por 4 a 2.
A INFRAESTRUTURA
Uma das maiores metrópoles do planeta, São Paulo é também um dos maiores centros financeiros do Brasil e do mundo e passa hoje por uma transformação em sua economia. A indústria constituiu uma atividade econômica bastante presente, porém a cidade tem atravessado nas últimas três décadas uma clara mudança em seu perfil econômico: de um forte caráter industrial, tem cada vez mais assumido um papel de cidade terciária, pólo de serviços e negócios para o País.

A capital paulista registra a maior frota de automóveis do Brasil, razão pela qual a prefeitura efetua desde 1996 o rodízio municipal, que limita veículos identificados pelos números finais das placas a rodar no perímetro do centro expandido em determinados dias da semana.

Dentre os projetos para a metrópole, a prefeitura e o governo do Estado estão ampliando a rede do metrô que, atualmente, junto com os trens da CPTM, carregam por dia uma média de 3,5 milhões de pessoas. A intenção é aumentar esse número e evitar que essas pessoas saiam de casa com os seus veículos.

Já está em andamento o Rodoanel Viário, que ligará todas as rodovias que cortam a cidade, evitando assim o tráfego de caminhões no perímetro urbano. Outra obra importante será a construção de uma linha de trem que ligue o Aeroporto de Cumbica ao centro da cidade.
O TURISMO
Do alto, da janela de um avião, tem-se a certeza de que São Paulo é uma das maiores cidades do mundo. O gigantismo da capital paulista é comprovado pelo sem-fim de luzes e arranha-céus, uma verdadeira selva de pedra — e de vida. Numa metrópole com cerca de 20 milhões de habitantes (segundo o Censo de 2007), pode-se imaginar o turbilhão de surpresas reservadas para moradores e turistas? Além de ser centro de negócios, Sampa – como é chamada pelos seus admiradores – concentra história, cultura, gastronomia, luxo, badalação… Um mosaico brasileiro, com um belo toque cosmopolita.

Multifacetada, reúne as mais diversas etnias e culturas, acolhendo povos de diferentes origens em busca de oportunidades. O melhor retrato desse fenômeno é o bairro japonês da Liberdade, onde a atração são as lamparinas típicas que adornam as ruas, o comércio repleto de artigos do Japão, os restaurantes de legítima culinária oriental e, claro, a grande concentração de olhos puxados. Aos fins de semana, a feira livre a céu aberto convida a um minucioso passeio. Outro bairro étnico paulistano é o Bixiga, reduto de italianos e suas deliciosas cantinas. Todo mês de agosto acolhe a alegre Festa de Nossa Senhora de Achiropita (que neste ano chega à sua 83ª edição), prova da forte influência italiana na cultura e na culinária brasileiras. Aliás, para comer bem e provar especialidades dos quatro cantos do planeta não há lugar como São Paulo: calcula-se que possui mais de 12 mil restaurantes!

Se o assunto é comprar, vale passar pelas famosas calçadas da Rua Oscar Freire, nos Jardins. A região agrega algumas das grifes mais nobres e festejadas mundo afora. Já o Centro (e seus arredores) é parada obrigatória para mergulhar em boa parte da história. A Catedral Metropolitana, na Praça da Sé, é o marco zero da cidade e costuma servir de ponto de partida para caminhadas pela área. Se a ideia é explorar a boemia, a Vila Madalena possui opções de bares e botecos para todos os gostos. 

Fonte: http://www.copa2014.turismo.gov.br/copa/guia_sedes

Anúncios

Sobre Alê Almeida

Alessandra Felix de Almeida
Esse post foi publicado em Coisas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s