Consumo

Oi Gente,

A atividade era para responder a questão abaixo.

Beijo, abraço e aperto de mão.

Alê

* * *

Core Curriculum UNICID – Análise Social

Lojas de departamentos de vários andares, shopping centers que oferecem todos os tipos de serviços, boutiques finas que servem champanhe aos clientes, pequenas lojas vendem toda sorte de produtos por menos de R$ 2,00. Há décadas consumir deixou de ser um simples ato de subsistência para ser identificado com uma forma de lazer, de libertação e até mesmo de cidadania. Homens e mulheres são levados a consumir,mesmo sem necessidade, apenas pelo simples ato de comprar. Para alguns pesquisadores, consumir é indispensável para fazer a economia girar e os países se desenvolverem. Para outros, o consumo desenfreado é uma grave doença moderna, com complicadas consequencias para a sociedade e para o meio ambiente.
Fonte: ComCiência – Chris Bueno – Jornalista
“Na sociedade de massas, a felicidade e o bem estar passam a ser determinados pelas possibilidades de consumo”. (Edgar Mrorin).

Para o grupo, o consumo desenfreado é uma grave doença da sociedade moderna, ou a mola propulsora da economia porque gera mais produção e, consequentemente, mais empregos?

Ambos aspectos, doença e mola propulsora são demasiados exatos. Uma vez que a sociedade é constituída por seres humanos, que estão em eterno processo de evolução, não é possível classificar seus comportamentos com exatidão, não se trata de uma fórmula matemática, mas sim de reflexos comportamentais de um mundo teoricamente globalizado ou mercantilizado.

Em uma análise superficial, o mundo segue o padrão social norte-americano, onde sua estrutura é baseada no ter, na lei de que Deus abençoa aquele que tem posses, o Protestantismo que segundo Max Weber ajudou a constituir o capitalismo.

Estamos  febris, fomos infectados com um vírus que nos é desconhecido, não faz parte de nossa cultura, porém queremos essa cultura, isso está nos primórdios de nossos civilizadores.

Anúncios

Sobre Alê Almeida

Alessandra Felix de Almeida
Esse post foi publicado em Pois é. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s