Análise do texto de Peter Schiff

Oi Gente,

A atividade era analisar o texto de Peter Schiff: “Isso pode até chocar alguns, mas créditos ao consumidor não sustentam uma economia”.

Beijo, abraço e aperto de mão.

Alê

* * *

Core Curriculum UNICID – Análise Social

De acordo com o texto, entendemos que não tardará uma nova crise financeira mundial. Esta nova crise será provocada pela tentativa de rápida recuperação de mercado. Em outras palavras: Os bancos oferecem uma quantidade maior de crédito a uma taxa de juros mais baixa, aumentando a quantidade de dinheiro em circulação e aquecendo o comércio e a indústria e assim aumenta também o número de novas vagas de emprego, almejando um retorno maior de lucratividade. Isso pode se tornar um crasso erro. Pois esta fórmula apesar da aparência circular, ela é na verdade linear.

Vamos analisar de uma outra forma essa pseudo-solução:

Bancos aumentam a oferta de crédito. Isso quer dizer que eles estão usando o dinheiro de outros investidores do banco, por exemplo, quem utiliza a caderneta de poupança. Isso é um problema já que em momentos anteriores há um consumo excessivo por boa parte da população, diminuindo ao interesse em poupar o dinheiro.

Com o excesso de crédito e pouco dinheiro nos cofres existirá um excesso de “promessas de pagamento” no mercado, obrigando os Bancos Centrais imprimirem mais papel moeda. Sabemos bem que inflação é um excesso de papel moeda no mercado.

Esse excesso de papel moeda por consequencia causa uma grande desvalorização da mesma, ou seja, o poder de compra das pessoas diminui, como cai também a produção da industria, gerando ainda mais desemprego e aumentando a inadimplência, forçando aos bancos aumentarem suas taxas dos poucos que ainda conseguem honrar suas dívidas, logo esse numero de pagantes também diminui, restando um oceano de moedas podres em circulação, o que causará em curto período de tempo um quebra em todo sistema financeiro. 

Anúncios

Sobre Alê Almeida

Alessandra Felix de Almeida
Esse post foi publicado em Pois é. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s