Notas: Sociologia Urbana – Metrópole e Globalização “Efeitos do Espaço sobre o social na metrópole brasileira”, Flávio Villaça.

  • Estudos tradicionais: Segregação Social relacionada com o Espaço.
    • A organização do espaço gera a segregação social. Há um vínculo de reciprocidade. O espaço não gera novas classes […] os públicos vivem em espaços separados = segregação.
  • Escola de Chicago: sociedade em competição que influenciam o espaço
  • Abordagem marxista.
  • A transformação social transforma a cidade.
  • O autor recupera a literatura relacionada ao tema para construir a sua contribuição, e ainda faz uma análise de como as cidades são cobertas pelos meios de comunicação que viabilizariam esta  segregação social [pesquisa do autor: avaliando a cobertura que os meios de comunicação davam a cada região da cidade, sem se importar com o conteúdo das matérias, mas sim a quantidade de citações; por hipótese o centro de SP deveria ser mais citado, mas esta região não chegava a 6%, sendo que a sudoeste representava 70%; essa ênfase é cruzada com a quantidade de equipamentos públicos e a renda daquela região = Elite]
  • A sociedade é um corpo ativo que organiza o espaço da cidade.
  • Haveria mecanismos na organização da cidade que permitem avaliar a perpetuação da segregação.

[Comunicação política = área reconhecida nas ciências sociais; a comunicação é importante para se pensar o Estado]

  • As notícias veiculadas contribuem para a elaboração de políticas públicas, o que não é noticiado normalmente não receberá verba pública, mesmo que as ocorrências sejam as mesmas em regiões diferentes [mortes, buracos…] = perpetuação da segregação. A única forma de subverter essa situação é enfrentar a opinião pública, porém um candidato que se posicionar deste modo, corre o risco de não se eleger.
  • A vigilância do povo [democracia participativa] para com o Estado tem como base informações a respeito do Estado, porém as tais informações não correspondem à totalidade da realidade.
  • Descentralização: subprefeituras com organismo e verba próprios o que diminuiria a segregação. Quando Serra assume a prefeitura ele volta a centralizar a cidade, mantendo [retornando] a segregação.
  • Centro expandido: conceito ideológico, serve para apresentar que a elite saiu do centro e foi para a região sudoeste.
  • Este tipo de situação só acontece em países subdesenvolvidos. O autor apresenta um modelo de cidade que será uma cidade com um centro; uma concentração de renda no quadrante centro-oeste; o prefeitura concentrará verba neste quadrante; isso porque o jornal noticia esta área, porque quem assina o jornal é a população dessa área; mesmo o  morador da periferia vota no candidato que apresenta soluções para o que é noticiado [toma-se a parte pelo todo].

[A Erundina tirou a prefeitura do Ibirapuera e colocou no Palácio das Indústrias = isso foi importante; em 2000 temos a lei orgânica para a cidade de SP]

[Filme: Cuando Éramos Ricos]

  • Opção ideológica do governo da cidade: incentivos fiscais em determinadas áreas, por exemplo.

[Critérios da moradia da elite: centro e alto]

  • Segundo o autor, o valor de um espaço é um valor de uso e não de troca. Como se justifica o valor de uma casa [over caro]? O Status.
  • A formação educacional do cidadão contribui para que ele saiba como buscar as informações necessárias para exercer sua responcividade para com o Estado, com os dados reais em mão, tem condições de exercer a democracia participativa, ou seja, participando da elaboração das políticas públicas para a cidade.

[John Tompson – A mídia e a modernidade – livro importante para a Comunicação Política; sua teoria apresenta os seguintes poderes: político; econômico; coercitivo (convencimento através de diversos meios: discurso ou arma); e o mais importante é o poder simbólico – o da mídia; este poder influencia todos os outros]

Anúncios

Sobre Alê Almeida

Alessandra Felix de Almeida
Esse post foi publicado em FESP. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s